domingo, 13 de junho de 2010

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A relação professor-aluno é muito delicada e complexa, tendo em vista que há divergência, falta de cooperação, crescimento e respeito . Dessa forma, o aluno detém um perfil ativo, interativo, cultural, social, econômico e intectual no processo de constituição do aprendizado sendo considerado e respeitado pelo educador de um modo mais experiente. Assim os professores não têm só a responsabilidade de transmitir conhecimento, mas também ajudar o aluno a se tornar um cidadão.
Essa interação visa o conhecimento e a cidadania e não a busca de respostas corretas. Então é fundamental a presença do educador, o qual tem função de facilitar a aprendizagem e deixar que os alunos criem seus próprios conceitos de forma correta. Desse modo o educador deve considerar que os educandos já possuem de alguma forma, um conhecimento consolidado que será necessário e útil para a evolução de outros conceitos. Além disso, é importante ser observado que nenhum indivíduo sobrevive isolado, é sempre fundamental a presença da sociedade e do coletivo na construção de conhecimento.
O educador que tem como finalidade uma aprendizagem satisfatória atua de forma abstrata como uma escada ou elevador na construção do conhecimento. Assim o professor deve ceder oportunidade e favorecer o raciocínio espontâneo, transformando os erros em um processo de obtenção de conhecimento, sendo esses erros construtivos, que geram as respostas corretas por intermédio da docência. Então, a educação não fica a espera do desenvolvimento intelectual da criança, é necessário o papel do facilitador de aprendizagem.
Já o educando possui característica ativa e nunca passiva. Para essa possibilidade é necessário aulas motivadoras, coerentes com a realidade e atualidade,
claras e objetiva s e de fácil entendimento. Isso desperta interesse e curiosidade pelo ouvir e aprender. Nas aulas expositivas, monótonas e repetitivas induz a desmotivação e indisciplina tornando os discentes incapazes de refletir, criar e problematizar a construção de conhecimento e moral.
Portanto, essa relação de docência-discencia é uma relação de cooperação sendo que cada um têm sua função: o professor equilibra autoridade, respeito e afetividade (respeita a individualidade, liberdade e induz à responsabilidade) e coloca em prática a
produção de aulas reais de acordo com as necessidades dos alunos; já o aluno busca o conhecimento (papel ativo), porém é necessário o diálogo com a finalidade de concluírem sua função no local professor-professor (facilitador de aprendizagem) aluno-aluno (“adquiridor” de conhecimento).

REFERENCIAS
http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%A3o_professor-aluno
http://www.fundal.org.br/arte-educar.ppt
http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdfs/salua.pdf

GRUPO 8:
Arthur
Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário