quarta-feira, 9 de junho de 2010



Panejamento didático


O planejamento didático é um conjunto de propostas cujo objetivo é alcançar a meta principal de um educador, que é o aprender. Através dessa ferramenta podemos direcionar o nosso trabalho levando em consideração o contexto atual e as possibilidades futuras, atendendo as necessidades da sociedade e do indivíduo.
De acordo com Padilha (2001, p30), planejamento didático é “o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidade e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.”
Para que o planejamento seja eficaz é essencial a participação do aluno na sua elaboração, através de sugestões ou de um diagnóstico realizado pelo professor, se possível num primeiro contato.
As etapas do planejamento didático são:
Preparação: é o prognóstico de todas as etapas do ensino para garantir a sistematização do trabalho docente.
Desenvolvimento: Colocar em prática o plano de ação.
Aperfeiçoamento: avaliação e análise dos resultados, o que permite uma reestruturação desse planejamento caso os resultados não forem satisfatórios.
São considerados três tipos de planejamento didático: o plano de curso, que é a elaboração do trabalho a ser desenvolvido durante o ano letivo, caracterizado pela descrição geral dos conteúdos, procedimentos e recursos necessários às ações educativas; plano de unidade, que constitui parte do plano de curso e cabe ao professor dividir racionalmente, o conteúdo programático em unidades, tendo em vista o assunto e o método de ensino a ser usado; plano de aula, que consiste na elaboração de um dia letivo, cujo objetivo é orientar a prática do professor, de forma clara e seqüencial, para garantir qualidade e eficiência na ação de educar.
Sendo assim, concluímos que à cada planejamento didático o professor adquire mais experiências em antecipar os acontecimentos, visando a qualidade das aulas e o sucesso da aprendizagem. É importante destacar que todo “bom professor” deve estar preparado para lidar com os imprevistos, refletindo sempre sobre sua prática pedagógica.
Referências:http://scholar.google.com/scholar?q=planejamento+did%C3%A1tico&hq=inurl:scielo.br;
PADILHA, R. P. Planejamento em orientação educacional.
Grupo 7: Ana Laura, Camila Lira, Pollyana e Venes.

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