segunda-feira, 21 de junho de 2010


ENSINO SUPORTADO POR TECNOLOGIAS


O ser humano, desde sua origem, vive em constante transformação nos mais diversos campos; e assim foi capaz de produzir conhecimentos que permitam diversos avanços tecnológicos, socioculturais, etc. A educação, por sua vez, foi desenvolvida e utilizada de maneira a possibilitar a manutenção de tal conhecimento – sendo esta transmitida por gerações. Ou seja, o ensino exerce influência sobre os indivíduos – não somente com relação ao aprendizado – exercendo influência também sobre seu meio pessoal, social e profissional, além de sua formação como cidadão (personalidade, responsabilidade e caráter).
Essa transmissão pode ser praticada de diferentes formas, tais como, o ensino formal – praticado por instituições e profissionais de ensino – o ensino informal – caracterizado pela socialização humana e o ensino não-formal – como os movimentos populares. Advindo da evolução tecnológica uma nova forma de ensino tem se tornado relativamente comum: é o ensino suportado por tecnologias – a educação é chamada a enfrentar as exigências da sociedade atual (inclusão digital).
O ensino suportado por tecnologias relaciona-se ao uso dos mais diversos tipos de tecnologias tais como: telefones, computadores, TV a cabo, tutoriais, simulações, jogos, blogs, data show, internet, entre outros; e é muito importante no processo de democratização, permitindo a inserção de todos na sociedade, além de atender às necessidades de mobilidade de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem e facilitar o acesso a diferentes conteúdos simplificando a rotina diária.
Na última década do século XX, a utilização destes recursos, mesmo que de forma primária, permitiu o acesso eficiente a partir de qualquer lugar e a qualquer momento a conteúdos educacionais, consolidando a aplicação destas tecnologias aos processos educacionais. Tal utilização requer a atualização dos agentes envolvidos na educação, num desprendimento com o modelo “ultrapassado”, fazendo possível a construção um ensino diferenciado, de acordo com as necessidades em questão.
A educação à distância vem se caracterizando como a mais expressiva representante deste novo modelo de ensino-aprendizagem; permitindo a integração de indivíduos aparentemente distantes, porém ligados por meio de tecnologias como as citadas anteriormente. Podendo ser utilizada não somente para a formação individual, como também no processo de educação continuada – onde atende às necessidades dos trabalhadores.
Algumas definições importantes para o entendimento do assunto são:
- Internet: rede mundial de computadores onde, é possível trocar informações com qualquer computador do mundo também conectado à rede; permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
- Blog: é um sistema de publicação na web destinado a divulgar informação por ordem cronológica, à semelhança de um diário, cuja estrutura permite a atualização rápida.
- Tutorial: é um programa de computador ou um texto, contendo ou não imagem, que ensina passo a passo, didaticamente, como algo funciona.
- Ensino à distância: modalidade de ensino que permite que o aluno não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, favorecendo o auto-estudo, além de utilizar-se dos mais diversos meios de comunicação.
- Data show: Um projetor de vídeo processa um sinal vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção.
- Simuladores: programas que reproduzem o funcionamento de sistemas reais; sendo importantes recursos pedagógicos permitem aos formadores, demonstrações acerca do ensinado, e aos formandos a experiência dos efeitos da manipulação de diferentes fatores.
- Jogos educativos: favorecem e estimulam a aprendizagem através da interação, além de incitar á resolução de problemas e o desenvolvimento do estudante.
Com a constante modernização, o uso de tecnologias se torna cada vez mais parte do cotidiano da população, e nada mais adequado do que a utilização de tais recursos no processo educativo; porém ainda há dificuldade de acesso, principalmente pelas camadas menos favorecidas economicamente. Portanto, todos podem contribuir para mudar essa realidade, buscando meios para um ensino mais prazeroso que atinja a todos de maneira igualitária.



REFERÊNCIAS

ISSING, Ludwig. Conceitos básicos de Didática para Multimídia.

MORAN, José Manoel. O que é educação à distância. Acessado em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm;

SCHENKEL, Maria Hermínia Benincá. A integração das tecnologias educativas no ensino fundamental. Acessado em: http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200372924112A%20integra%C3%A7%C3%A3o%20das%20tecnologias.pdf
Acadêmicas de Enfermagem:
Danielle Soares Silva;
Isabella Rodrigues;
Larissa Nascimento Calábria.

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