segunda-feira, 5 de julho de 2010

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Afirmamos que a avaliação é a parte mais importante de todo o processo de ensino-aprendizagem. Porém como podemos medir, mensurar e estabelecer julgamento onde são colocados juízos de valores com o objetivo fim de aferir a qualidade de seu resultado em um processo de aprendizagem?

Muito mais que simplesmente ser avaliada, a aprendizagem deve levar o sujeito-aluno a um processo construtivo de um ser-fazer, ou seja, as manifestações do conhecimento nas ações do sujeito.

Tomando-se como base que cada sujeito é heterogêneo, sua relação com o aprendizado se dá da mesma maneira. Cada sujeito produz para si diferentes sentidos que são estabelecidos pela sua própria realidade; sendo assim, a aprendizagem está muito além de métodos e técnicas metodológicas; elas tem sim sua importância, portanto não priorística. Portanto, avaliar a aprendizagem não é apenas levar o professor estabelecer juízo de valores fundamentados em processos arcaicos que possuam focos apenas na promoção do aluno, em suas notas devidamente observadas e registradas a partir de provas que nem sempre possuam o poder de mensurar o aprendizado e que são vistas pelos alunos como fator de desmotivação.

Assim, entendemos que a avaliação da aprendizagem se dá na construção de um processo interativo entre as amostras de conhecimentos veiculadas em sala de aula e os sujeitos interagentes, respeitando a heterogeneidade de cada sujeito em seu processo de aprendizagem, bem como na produção de sentidos.

Fabiana Prado

Giulia Grace

Vanessa Cristina

Vanessa Rodrigues.

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