domingo, 11 de abril de 2010

A docência como ação complexa:O papel da didática na formação de professores

A Didática se refere basicamente a arte ou técnica de ensinar. Quando trabalhamos com o papel desta ciência na formação de professores precisamos considerar a organização de todos os recursos didáticos que levem a um objetivo educacional no processo abrangente do ensino. Precisamos considerar que dentro do processo de formação, a Didática limita-se a alguns componentes básicos como, por exemplo, o educador, o método a que se recorre, o educando, a matéria que se ensina e os objetivos a serem atingidos no decorrer do processo. É necessário ter em mente que a didática destina-se a atingir um fim que seria a formação do educador, fim este que não se restringe apenas à escola, mas a todos os processos de aprendizagem.
Neste processo é necessário que se reconheça que um educador nunca estará definitivamente pronto, a prática do dia-a-dia o tornará apto a refletir na relação existente entre teoria e prática que o auxiliará na compreensão de seu trabalho e reconhecimento de suas funções.
É preciso que o professor reconheça o contexto da prática pedagógica, quem são seus alunos, qual a idade deles, qual a condição social na qual estão inseridos para que assim possa selecionar materiais adequados aos diferentes contextos. É necessário conhecer o ambiente ao qual pertencem as pessoas a quem se ensina com o fim de contextualizar a pratica educativa ao meio no qual estes alunos estão inseridos. Cabe ainda ressaltar a necessidade de planejamento das atividades de ensino-aprendizagem de forma que haja também certa flexibilidade no que se refere ao cumprimento do cronograma estabelecido, ressaltando que flexibilidade não implica em falha, mas em atender as necessidades do ritmo de aprendizagem dos alunos.
Quando pensamos no aspecto histórico podemos afirmar que a Didática foi originada em 1657 e definida como uma perspectiva normativa e prescritiva de métodos e técnicas de ensinar, definição essa que se encontra até hoje nos conceitos delimitados pelos profissionais da educação.
Para poder entender a Didática e a sua importância na formação do docente é necessário saber o que está contido na definição de educador; sendo ele (o educador) aquele que possui o domínio sobre as formas, métodos e conteúdos a serem ministrados, que observa e reflete sobre os meios sociais, culturais, institucionais em que a informação, o conhecimento e a aprendizagem se dão. Através desta informação se torna mais fácil entender que a Didática é o estudo do ensino e que por isso o papel do professor no processo da educação e aprendizagem, veio, por sua vez, trazer diversas maneiras de se compreender e realizar tudo que já está anexado à definição de professor.
Através deste raciocínio acrescentamos um trecho sobre o pensar de Pimenta com relação à Didática e a formação de professores: ‘’(...) enquanto área da Pedagogia, a Didática tem no ensino seu objeto de investigação. Considerá-lo como uma prática educacional em situações historicamente situadas significa examiná-lo nos contextos sociais nos quais se efetiva – nas aulas e demais situações de ensino das diferentes áreas do conhecimento, nas escolas, nos sistemas de ensino, nas culturas, nas sociedades -, estabelecendo-se os nexos entre eles. As novas possibilidades da didática estão emergindo das investigações sobre o ensino enquanto prática social viva (...)’’ (Pimenta, 1997, p.53).
Percebemos de forma empírica, como alunos de graduação, que muitas vezes os professores no Ensino Superior carecem de formação pedagógica, da contribuição da Didática na sua prática e formação.
Em suma, a Didática se refere aos métodos e técnicas de ensino e visa aprimorar o processo de aprendizagem e, até mesmo, identificar os problemas que impedem o sucesso do mesmo. Por esse motivo ela não pode ser encarada apenas como uma mera disciplina obrigatória, pois ela cumpre um papel de extrema importância, seja no ensino fundamental, médio e/ou superior, necessitando ser vista como uma ciência que também contribui para a formação do cidadão desde a Educação Básica.


Referências bibliográficas
CUNHA, Maria Izabel. Princípios didáticos na ação docente: conhecimento como expressão da ação humana. PUCPR.
PIMENTA, S. LIMA, M.L. A Didática na formação docente. São Paulo: Cortez, 2004 – (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).



Bárbara Dias Rezende
Jéssica de Souza Ferreira
Marcela Batista Silva Franco ( marcela_bsfranco@hotmail.com)
Olavo R.S. Neto

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