sexta-feira, 9 de abril de 2010

A aula e a sala de aula: espaço de construção de saberes

Que a sala de aula é um espaço complexo e de difícil análise ninguém tem dúvidas, mas aqui tentaremos elucidar esse ambiente onde as relações entre educando e educador promovem o conhecimento e o desenvolvimento do indivíduo intelectual e social.
Segundo Rodrigues (2002), a sala de aula é usada como um ambiente para as interações. Essas tratam da formação de saberes através da experiência entre os indivíduos, ou seja, ela pode potencializar o conhecimento através da vivência social entre educandos e educadores.
Mas não pensamos nessa sala de aula, e propriamente a aula como uma situação estática, pelo contrário ela deve ser vista como um ambiente dinâmico onde pode-se incorporar diversas ferramentas visando o conhecimento. Nem mesmo a socialização deve ser visto como algo rigoroso e apenas presencial.
Paulo Freire dizia que ninguém educa ninguém, assim como ninguém se educa sozinho; alguém só pode aprender se existir uma pessoa que lhe deseje ensinar. Da mesma forma, alguém só ensinará se houver um indivíduo ardentemente predisposto a aprender. Com isso entendemos a necessidade de trazer para essa aula o contexto do aluno, porque aí sim, estaremos instigando o aluno à aprender.
Esse aprender não remete apenas ao conhecimento físico sobre as teorias, mas também da construção de saberes diversos como culturais, sociais, éticos e morais, que constroem e constitui os homens.
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." (Paulo Freire, 1996).

Escrito por:
Ana Paula Ferreira;
Ariana Aparecida Soares Leonel;
Natalia Pereira Inêz.

Referências Bibliográficas:
http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0045
http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/iiencontro/GT-2/GT-02-14.htm
http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=163&doc=12096&mid=2
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno2.pdf

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